O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO – OBJETIVOS
O Templo da Humanidade é alvo de um projeto de restauro e revitalização que tem por finalidade a recuperação do prédio e de seus acervos e a instalação no local de um equipamento cultural aberto à visitação pública e a pesquisadores do Brasil e do exterior.
Objetivos do PROJETO
A Igreja Positivista do Brasil vem dinamizando desde 2014 uma rede de colaboradores e parceiros com o objetivo de reverter o processo de degradação do Templo da Humanidade. Esta iniciativa visa a opinião pública quanto a necessidade de preservar o prédio e seus acervos, cujo desaparecimento constituiria uma perda irreparável para a história do Brasil.
O plano de revitalização do Templo da Humanidade inclui um projeto arquitetônico, concebido pelo Ateliê Belmonte, e um projeto de ocupação cultural, idealizado pela Soluções Urbanas. A proposta desenvolvida com estes parceiros transforma o Templo da Humanidade num espaço de cultura e de pesquisa, com a instalação de uma biblioteca especializada, de um espaço museográfico e de um auditório. Estes equipamentos funcionarão sob a gestão de uma instituição cultural hospedada no local com o apoio logístico e financeiro da Igreja Positivista do Brasil.
O projeto tem por objetivo valorizar os acervos da Igreja Positivista do Brasil, disponibilizá-los ao público, produzir conhecimento sobre a influência do positivismo na história do Brasil e, de forma mais ampla, transformar o Templo da Humanidade em um equipamento cultural de qualidade, inserido no mapa turístico da cidade.




Objetivos do PROJETO
O projeto tem por objetivo valorizar os acervos da Igreja Positivista do Brasil, disponibilizá-los ao público, produzir conhecimento sobre a influência do positivismo na história do Brasil e, de forma mais ampla, transformar o Templo da Humanidade em um equipamento cultural de qualidade, inserido no mapa turístico da cidade.
O plano de revitalização do Templo da Humanidade inclui um projeto arquitetônico, concebido pelo Ateliê Belmonte, e um projeto de ocupação cultural, idealizado pela empresa Soluções Urbanas. A proposta desenvolvida com estes parceiros transforma o Templo da Humanidade num espaço de cultura e de pesquisa, com a instalação de uma biblioteca especializada, de um espaço museográfico e de um auditório. Estes equipamentos funcionarão sob a gestão de uma instituição cultural hospedada no local com o apoio da Igreja Positivista do Brasil.
No momento a IPB já conseguiu, com recursos próprios, elaborar o projeto e contratar a obra emergencial de reconstrução do telhado danificado e transferir a maior parte dos acervos em risco para o Museu da Republica.
Se você quer participar deste projeto de preservação deste importantíssimo edifício e do seu acervo, cujo desaparecimento constituiria uma perda irreparável para a história do Brasil,
JUNTE-SE A NÓS!
Apoie oPROJETO
Há diferentes formas de ajudar o projeto de revitalização do Templo da Humanidade.
Entre em contato com a Igreja Positivista do Brasil, responsável pelo projeto de restauro e de ocupação cultural, para saber como apoiar o projeto com doações, contribuindo na sua divulgação ou desenvolvendo parcerias.
Você também pode entrar para a nossa Associação de Amigos do Templo da Humanidade, presidida por Luiz Edmundo Horta Barbosa Costa Leite, engenheiro, ao lado de Sipriano Cezar Teixeira Mendes, engenheiro, José Marconi, Presidente da AmaGlória e Jerome Chardonnet, guia de turismo.
Nosso objetivo é sensibilizar a opinião pública e os gestores públicos quanto a necessidade de mobilizar-se pela preservação do prédio e de seus acervos.
O projeto emergencial de restauração do telhado do Templo da Humanidade já está pronto e inscrito na Lei Rouanet, em fase de captação de recursos. O restante do projeto está no aguardo de recursos para realização do projeto executivo de engenharia.

Seguir