AATH
Associação dos Amigos do Templo da Humanidade
O Projeto de Revitalização
O Templo da Humanidade, sede da Igreja Positivista no Brasil, na Glória – Rio de Janeiro, é no momento alvo de um projeto de recuperação do prédio, de seus acervos e de implantação de um Centro de Memória do Positivismo aberto ao público e a pesquisadores.
Ajude a AATH nesta jornada.

Participe da restauração do Templo da Humanidade! Seja um Associado AATH
A Igreja Positivista do BRASIL
A Chegada no Brasil
A religião positivista foi trazida para o Brasil por intermédio de Miguel Lemos(1854-1917) e Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927). Em 1877, os dois jovens estudantes da Escola Politécnica, excluídos do curso por questões ideológicas, viajaram para Paris onde frequentaram círculos positivistas e descobriram o pensamento religioso de Comte.
O Templo da Humanidade
Em 1897, a Igreja Positivista do Brasil mudou-se de sua sede, no Centro do Rio, para o recém-inaugurado Templo da Humanidade, localizado no bairro da Glória. A atividade religiosa se manteve, todavia, ao longo dos séculos 20 e 21, através de uma agenda de prédicas dominicais e comemorações cívicas. O Templo da Humanidade encerrou temporariamente suas atividades após o desabamento de parte do seu telhado, em 2009, e sua interdição para o público, pela Defesa Civil.
Curiosidades sobre o POSITIVISMO no Brasil
Abolição da Escravatura
Na época do Segundo Império (1878), aproveitando seu desgaste por conta do atraso político e da falta de abertura econômica os círculos positivistas funcionavam como laboratórios de ideias progressistas, dentre elas a a abolição da escravidão.
DIREITOS TRABALHISTAS
Na mesma época do Segundo Império, os positivistas já discutiam a promoção de direitos trabalhistas para o novo proletariado, a instauração de um estado laico e de um modelo republicano para o país.
MARCO NA HISTÓRIA DO BRASIL
As ideias positivistas tiveram repercussão mundial no contexto de crise social, política e espiritual que acompanhou o surgimento da sociedade industrial. No Brasil, esta influência foi determinante entre as décadas de 1880 e 1930, e teve seu principal momento na Proclamação da República, em 1889.
LEGADO NA REPÚBLICA
A criação da bandeira republicana, com o lema positivista “Ordem e Progresso”, a separação da Igreja e do Estado, o reconhecimento do casamento civil, o fim do anonimato na imprensa, a jornada de trabalho de 7h, o 13º salario, o direito ao descanso semanal, a criação de decretos de feriados nacionais, o direito a férias remuneradas e aposentadoria, dentre outros….
Seguir